A palavra coletivo refere-se a um conjunto de elementos ou a um agrupamento de pessoas
Por estes dias visitei 3 lugares que ao mesmo tempo que são iguais, são muito diferentes. Todos são coletivos de artistas mas cada um com seu segmento.
A Zipper Galeria fica localizada à Rua Estados Unidos. 1494. Galeria focada em novos artistas, oferece oportunidades para que os mesmos se tornem conhecidos e consigam espaço neste mundo tão vasto.
O Jardineiro André Feliciano é uma das várias obras que estavam expostas no dia em que fui a galeria. A primeira vista realmente parece um jardim de flores. Mas, se olhar bem, se percebe que são flores construídas com imagens de câmeras fotográficas.
A obra demonstra o quanto a arte de fotografar vem mudando após o atentado de 11 de setembro. E André Feliciano diz: "O objeto ao qual você fotografa, também te está fotografando".
Depois de ler o release do artista se fica mais espantado com o embasamento, as inspirações utilizadas para se chegar a este conceito.
Vale a visita!
A f2.8 localizada à Rua Conêgo Eugênio Leite, 883, trabalha especificamente com fotografia.
Galeria e loja de fotos é um espaço democrático que visa a valorização da fotografia em seus diferentes meios e formatos, como forma de arte
Tive a oportunidade conversar com uma das sócias e co-fundadoras do espaço, a Mariana de Alencar e de certa forma debater uma matéria (aqui) que foi divulgada no blog youPix a qual questiona se aplicativos como instagr.am delimitam a criatividade. E se a fotografia digital e fácil utilização destas câmeras fazem com que profissionais percam espaço no mercado de trabalho.
A resposta foi NÃO! Tem espaço para todos e nenhum aplicativo acaba com a criatividade de alguém.
Inclusive, uma das fotos a venda, foi feita por um fotógrafo de anos de profissão e editada em instagr.am.Chega a ser irônico não?
Por último mas não menos importante, Matilha Cultural. Localizado à Rua Rêgo Freitas, 542.
Sobre este sou até suspeita para falar. Com 3 andares que se dividem entre galeria, café/bistrot, arena e cinema, a Matilha Cultural preza por causas políticas, ambientalistas e animais, sustentabilidade.
No café/bistrot por exemplo, só é servido comida vegetariana. Toda papelaria do estabelecimento é de material reciclável e os resíduos orgânicos são compostados no jardim.
Não para por aí! Todos os móveis são feitos com madeira de reaproveitamento e o que me chamou mais atenção?
Animais são bem-vindos. Inclusive, sempre há eventos que promovem a adoção de animais com a parceria de um pet shop próximo ao local.
É muita coisa boa para um só lugar. Visite! Visite! Visite!
E aproveitando que estamos falando de adoção de animais, o pessoal da Cartel 011, encontrou em um terreno baldio próximo ao estabelecimento, filhotinhos de gatos que precisam de ajuda. Para saber mais, clique aqui.
Lembrando que colocarei mais fotos destes lugares no Pinterest.
E vocês, conhecem um destes 3? Para quem não é de São Paulo, tem algo parecido em sua cidade e gostaria de compartilhar?
1 comentários:
Para de ficar achando lugares legais que eu nem imaginava que existiam que eu fico achando que sou nova na cidade e não conheço nada, hunf !!
Postar um comentário