30 de agosto de 2016

Como planejo minhas viagens

 

Viajar é bom para o humor, é bom para a alma, é bom para a vida. Quem não gosta de viajar?

Seja no final de semana, feriado, férias ou por que bateu aquela vontade, temos que nos planejar.  Com o planejamento correto (e aquele que se adequa ao seu perfil), você vai ver que até aquela viagem que parecia impossível está ao seu alcance. 

Mostro como faço o meu e se gostar, pode fazer o download da planilha que criei e começar a se planejar.  Financeiramente, digo. 

1 - Destino + Tempo de Viagem

Bom, primeiramente eu decido para onde vou. É uma viagem nacional ou internacional?  Quanto tempo ficarei nesse lugar?

Geralmente eu fico menos tempo em destinos nacionais e mais em internacionais. Por que tem aquela coisa de, "Ah! Eu já vou ficar horas dentro do avião, já foi caro, me recuso a ficar menos que 1 semana". 

Decidido o destino, partimos para a segunda etapa. Aqui, já terei mais ou menos uma idéia do orçamento que precisarei. 


2 - Hospedagem

Pesquisa em diversos sites de hospedagem, verificar comentários de hóspedes anteriores, localização , preço e mais "n" coisas dependendo do perfil de cada viajante. 

Eu por exemplo, quando viajo para países da América Latina, quase sempre abandono o café da manhã dos hotéis e fico em apartamentos que alugo pelo AirBnB. Mas claro que isso depende muito se a viagem é em baixa ou alta temporada.  Mas a dica, é sempre cotar em todos os sites e ver qual se encaixa no seu orçamento. 

E falando nele, vamos a parte mais interessante deste post e a que me leva (e com foco também te levará), ao destino dos sonhos. 

3 - Definindo Orçamento 

 


Eu defino o orçamento da viagem com mais um monte de pesquisa. Mas aqui já é algo que me agrada bastante, pois se for para ter um choque cultural, ele já começa aqui mesmo. Como faço?

- Verifico quanto geralmente as pessoas recomendam para determinado local x quantidade de dias. 
- Se a viagem for internacional, qual é o salário  mínimo do país?
- Quanto custam itens Indispensáveis na despensa de moradores locais?  Aqui eu entro em sites de supermercados locais. Não que eu vá necessariamente fazer compras, mas ao meu ver, você se dá conta da verdadeira realidade financeira do país, pelos preços dos supermercados   Tipo aqui, que 1 kg de feijão carioca custa em média 13 reais. 
- Também verifique preços médios do café, almoço e janta em sites de restaurantes locais. 

Pesquisa feita, eu faço a seguinte conta: 

Preço médio do café da manhã + almoço + janta + alguma besteirinha no supermercado + preço médio de passeios (se for fazê-lo) = valor necessário para 1 dia

Valor necessário para 1 dia x quantidade de dias. 

Eu tenho como base o dia que supostamente eu gastarei mais , por que assim, certamente eu terei dinheiro sobrando, e não faltando, durante a viagem. 

Agora, como juntar toda essa grana?

4 - Planejamento e Controle Financeiro

 

Na parte A eu tenho:

- Passagem (seja de ônibus ou avião). Outro item que recomendo ficar de olho em todos os lugares especializados no tema. 
- Hospedagem (valor total da hospedagem.) Aqui é o valor que eu tenho a pagar seja sozinha ou a minha parte da divisão se irei com amigos;
- De quanto será o meu orçamento? Somando passagem e hospedagem. Se eu preciso de dólares para esta viagem, costumo fazer a cotação mensal e vou atualizando quanto em reais é a quantia total de dólares que preciso. 

Parte B

Usando o valor total da parte A, aqui, eu vejo quanto tenho que economizar mensalmente para atingir esse valor. 

Inicialmente coloco o valor base que poderei economizar, mas como imprevistos acontecem, vou atualizando para ver quanto ainda falta. 

Parte C

Aqui só utilizo quando preciso de dólares. O que eu costumo fazer. O valor do dólar tem oscilado muito de uns meses para cá, então o que eu faço para não perder uma boa cotação (ou até mesmo para evitar que eu gaste o dinheiro hehe), eu vou comprando dólar mensalmente. 

Neste caso, eu tenho uma casa de câmbio de minha confiança, na qual eu vou comprando, guardo todos os compravantes e depois, 1 semana antes da minha viagem, entro em contato com eles e aviso que buscarei o valor total comprado. 

Só com isso eu já economizei em passagem, gasolina ou seja qual for o meio de transporte que posso reverter para a minha viagem.  

Viu como é possível sim, viajar? Pode demorar o tempo que for, colocando como objetivo, se organizando, está sim, ao seu alcance. 

Compartilhe este post se você o achou útil, comente se gostou e quer ver mais como este por aqui. E deixe suas dicas de como você planeja sua viagem. Adorarei lê-las. 

Nos vemos em minha próxima viagem. Com looks e muito mais. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Designed by Jung Wang

Voltar ao Topo da Página